O QUE É IDENTIDADE VISUAL?

O QUE É IDENTIDADE VISUAL?

Identidade visual é o conjunto de elementos que representa visualmente, um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base um logotipo integrado.

O logo faz parte da identidade visual. É um símbolo perceptivo, uma “expressão” simbólica associada a um conjunto de cores. Representa a “personalidade” da empresa.

Portanto, a identidade visual trata-se unicamente de uma representação gráfica da identidade corporativa, mesclado aos conceitos e valores da empresa. Por mais que possa parecer simples, o processo de criação de uma identidade visual pode ser bem complicado. Diversos fatores estão envolvidos na metodologia da criação, merecendo destaque: cultura da empresa, o seu posicionamento no mercado, a imagem perante o público, objetivos, foco e missão.

Depois de criada, a marca passa a ser a base de toda identidade do negócio. Toda credibilidade, confiança e respeito que uma empresa, produto ou serviço possam receber inicialmente.

O impacto que o logo causa frente à concorrência e ao público consumidor se deve a associação da criação com as características intrínsecas do negócio. É um casamento e para que seja duradouro, existem regras a serem seguidas.

O processo de criação é minucioso. Para que o conceito não se desvie quando utilizado no meio externo, causando “ruídos” e “interferências”, é criado um documento técnico que estabelece as normas e os critérios técnicos de reprodução da marca, denominado manual de identidade visual. Esse documento é fundamental e sempre é definido depois da etapa criativa.

A marca, além da identidade visual, envolve uma série de elementos intangíveis como, por exemplo:

* Posicionamento e reputação do negócio;
* Visão: como o negócio é visto pelos clientes e pela sociedade;
* A percepção de valor do produto e/ou serviço oferecido;
* Relação com o consumidor: atendimento e pós venda.

Entretanto, o mais importante é usar a identificação de forma coerente por meio de todas as suas aplicações. Isso significa dizer que identidade visual deve estar presente uniformemente na fachada, em cartões de visita, no web site, em uniformes, material gráfico e onde mais houver representatividade e interação com o público alvo.

 

No Comments

Post A Comment