QUAL A DIFERENÇA ENTRE MÍDIAS SOCIAIS E REDES SOCIAIS?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MÍDIAS SOCIAIS E REDES SOCIAIS?

As mídias e redes sociais estão cada vez mais presentes na vida de todos os indivíduos que navegam e, principalmente, trabalham com a internet. O impacto causado por elas está cada vez maior, principalmente depois que os internautas começaram a criar seus próprios conteúdos e deixaram de ser apenas receptores da mídia para se tornarem também transmissores de suas mensagens. Com isso, os meios de comunicação e empresas também tiveram que se adaptar a esse novo meio. Mas afinal, você sabe qual a diferente entre redes sociais e mídias sociais?

 Redes Sociais: podem ser entendidas como um grupo de pessoas que compartilham o mesmo interesse. São caracterizadas como plataformas interativas que permitem a conectividades entre indivíduos, em sites de relacionamentos, como o Facebook e Twitter, por exemplo. As redes sociais foram criadas para facilitar as relações sociais, e são consideradas estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações, que estão conectadas por interesses comuns, crenças, conhecimentos e etc.

O que muitas pessoas não sabem é que para integrarmos uma rede social não necessariamente precisamos estar conectados à internet. Roda de amigos e grupos de estudos, por exemplo, fazem parte de uma rede social, a única diferença é que estão off-line.

Mídias Sociais: se trata da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem controle editorial de grandes grupos. Essas mídias sociais possuem ferramentas que são sistemas on-line projetados para permitir a interação entre indivíduos e, ao mesmo tempo, divulgar conteúdo. Diferente das redes sociais, que prioriza a interatividade entre as pessoas, as mídias sociais têm como principal objetivo o compartilhamento de conteúdo.

Não há como uma rede social online não ser uma mídias social, já que o primeiro é uma categoria do segundo.

 

No Comments

Post A Comment